2021 foi designado como o Ano Internacional dos Trabalhadores em Saúde e Cuidados (YHCW) em reconhecimento e gratidão por sua dedicação inabalável na luta contra a pandemia COVID-19. A OMS está lançando uma campanha de um ano, com o tema – Proteja. Investir. Junto.  Ele destaca a necessidade urgente de investir em profissionais de saúde para dividir os dividendos em saúde, empregos, oportunidades econômicas e equidade.

A OMS diz ainda que é importante e necessário ações que possam garantir que o trabalho dos profissionais de saúde e assistência seja apoiada, protegida, motivada e equipada para fornecer assistência médica segura em todos os momentos, não apenas durante o COVID-19. Hoje, pedimos que você dê sua voz àqueles que pedem investimentos adicionais em profissionais de saúde e cuidados.

A campanha destaca a necessidade urgente de investir nos profissionais de saúde para dividir os dividendos em saúde, empregos, oportunidades econômicas e equidade. Isso significa garantir proteção e condições de trabalho adequadas. Exige investimentos adicionais na educação e no emprego dos trabalhadores da saúde e dos cuidados de saúde. Significa uma visão compartilhada de investir nas pessoas como a base da Saúde para Todos. Juntos, a comunidade global tem a oportunidade de concretizar essa visão.

Objetivos da campanha

  • Garantir que os profissionais de saúde e cuidados do mundo sejam priorizados para a vacina COVID-19 nos primeiros 100 dias de 2021.
  •  Reconhecer e comemorar todos os profissionais de saúde e cuidados que perderam a vida durante a pandemia.
  •  Mobilizar compromissos dos Estados Membros, Instituições Financeiras Internacionais, parceiros bilaterais e filantrópicos para proteger e investir em profissionais de saúde e cuidados para acelerar a realização dos ODS e a recuperação do COVID-19.
  •  Envolver os Estados Membros e todas as partes interessadas relevantes no diálogo sobre um pacto de cuidados para proteger os direitos dos trabalhadores de saúde e cuidados, trabalho decente e ambientes de prática.
  • Reúna comunidades, influenciadores, apoio político e social em solidariedade, defesa e atenção aos profissionais de saúde e cuidados.

PROTEJA nossos profissionais de saúde e cuidados

    • Os profissionais de saúde e cuidados têm protegido o mundo durante a COVID-19: Temos a obrigação moral de protegê-los.
  • Os profissionais de saúde que entregam as novas inovações e vacinas COVID-19 em saúde devem ter o apoio necessário e um ambiente de trabalho favorável. Vacinar primeiro os profissionais de saúde e cuidados de saúde é a coisa certa a se fazer e a coisa mais inteligente a se fazer.

INVISTA nas pessoas que investem em nós

    • O mundo está enfrentando uma escassez global de profissionais de saúde. Devemos investir em educação, empregos e trabalho decente para proteger o mundo contra doenças e alcançar a cobertura universal de saúde.
  • Globalmente, 70% da força de trabalho social e de saúde são mulheres. Enfermeiras e parteiras representam grande parte disso. Precisamos investir na igualdade de gênero.

Juntos nós podemos fazer com que isso aconteça

  • Todos nós temos um papel a desempenhar para garantir que nossas equipes de saúde e assistência sejam apoiadas, protegidas, motivadas e equipadas para fornecer assistência médica segura em todos os momentos, não apenas durante o COVID-19

Durante discurso na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) , o Diretor Geral da OMS Tedro Adhanom lembrou que os profissionais da Saúde estão na linha de frente no atendimento a pacientes infectados pela Covid 19; estão muitas vezes desprotegidos, superexpostos, longe de suas famílias. Para proteger e garantir a saúde da população eles têm pago um preço extremamente alto., inclusive com a própria vida – muitos profissionais de saúde são contaminados  nos locais de trabalho.

A coisa mais importante a fazer é protege-las. É hora de mostrar nosso agradecimento. Eles precisam de vacina agora!“, disse Adhanom.

SAÚDE   COVID19   OMS    TRABALHADORES EM SAÚDE

 

compartilhe