Imagem ilustra a mesa do Juri Simulado, evento que ocorre durante a semana academica. Com o tema “A mulher como pilar social”: desafios, avanços e contribuições para a sociedade, a Semana Acadêmica proporcionou uma discussão de ordem histórica, política, econômica e social.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e com a tarefa de contribuir com a sociedade através das práticas de ensino, pesquisa e extensão, o Centro Universitário Unigrande realizou, no início de outubro (01,02 e 03), a VIII Semana Acadêmica, evento que faz parte do calendário acadêmico da instituição. Com o tema “A Mulher como Pilar Social”: desafios, avanços e contribuições para a sociedade, a Semana Acadêmica proporcionou uma discussão de ordem histórica, política, econômica e social.

De acordo com Christiane Leitão, palestrante, a Semana Acadêmica do Unigrande proporciona um momento importante de discussão sobre o papel da mulher, pois “ela está presente em vários setores da nossa sociedade, não é possível negar a importância do seu trabalho para o crescimento econômico e social do Brasil. Embora o atual modelo econômico fundamenta-se em uma cultura machista que desperta crenças e associações implícitas nos profissionais, inclusive nas próprias mulheres, despertando a falsa ideia de que elas são menos comprometidas ou não possuem as competências exigidas para ocupar cargos de liderança”.

Ela comenta ainda que “as profissionais do sexo feminino possuem menos oportunidades de seguir a carreira que desejam. É necessário um nível de qualificação mais alto para ocupar o mesmo cargo de um homem, uma vez que a capacidade da mulher é colocada à prova com mais frequência. Além disso, dentro de uma organização elas estão mais propensas a sofrerem assédio por parte dos seus colegas”. Conclui.

Durante os três dias foram apresentadas várias atividades como: workshop, júri simulado, minicursos, mesa redonda, exposições, grupos de temáticos com comunicações orais, atendimento à saúde e apresentação cultural. A atividade possibilitou uma maior integração entre estudantes dos cursos de graduação, professores, pesquisadores e a comunidade em geral.

A Semana Acadêmica contou com um dos momentos mais esperado pelos alunos do Curso de Direito do Unigrande, o Júri Simulado. Tradicional projeto que tem a finalidade de simular a realização de um julgamento para que os estudantes de direito tenham a experiência prática do que encontrarão na vida profissional.

Aluna do Curso de Direito do Unigrande apresentando argumentos em relação ao processo

É uma maneira de os alunos construírem teses jurídicas. “Eles se enfrentam de verdade. Mais do que isso, eles precisam se aprofundar no caso e colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, construir os argumentos para a defesa e para a acusação, que neste ano foi sobre um homicídio real que aconteceu na França”, afirma o professor Roberto Ney, coordenador do projeto”

Mais  fotos do evento. clique aqui

Por: Franzé de Sousa