A Biblioteca Antonieta Cals, do Centro Universitário da Grande Fortaleza – UniGrande, atua hoje de forma virtual, com uma dinâmica diferente da biblioteca física, no entanto, contém propostas semelhantes a uma biblioteca convencional, possuindo os requisitos como:

  • Organizar;
  • Disseminar a informação;
  • Serviço de referência;
  • Suporte e desenvolvendo atividades no processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica.

A biblioteca virtual  está integrada ao site do UniGrande possibilitando aos usuários acesso a plataforma digital de livros pelo aluno online e aos docentes e colaboradores pela intranet.  Ela é composta de 16 grandes editoras acadêmicas, no qual estudantes, professores e profissionais têm acesso facilitado e simultâneo às obras em qualquer lugar com um computador conectado à internet. Possuindo um acervo multidisciplinar divididos em 6 catálogos: Ciências Jurídicas; Ciências Sociais aplicadas; Ciências Exatas; Saúde; Ciências Pedagógicas; Letras e Arte, que atendem à bibliografia em mais de 400 cursos de graduação, com as referências bibliográficas disponíveis a todos conforme a ABNT.  No entanto, O profissional Bibliotecário (a) no uso da sua função como agente de referência, mesmo sendo disponibilizado na plataforma este serviço, poderá auxiliar os alunos e professores em seus trabalhos acadêmicos por ser um agente relevante e dinâmico.

A plataforma dispõe de treinamento para os usuários, podendo ser acessado e baixado a qualquer hora em seu computador, identificado como “tutorial” em formato PDF. O (a) Bibliotecário (a) da Instituição de Ensino UniGrande passa por um treinamento virtual mensal sobre a plataforma para ficar atualizado e sobre as possíveis mudanças e recebe um conteúdo organizado por área do conhecimento, atualizações e remoções de livros facilitando as atividades-meios dos serviços biblioteconômicos: Metadados no Formato MARC 21 e relatórios no Vital Source – Analyse uma plataforma específica para uso do profissional Bibliotecário (a) em que os relatórios de acesso dos usuários aos livros são gerados em planilha do Excel deixando a Instituição bem informada de forma objetiva e clara. Por fim, esses relatórios são gerados semanalmente para a Reitoria.

A plataforma da  biblioteca virtual também exerce inclusão social para deficientes visuais, no qual, leitores de tela como NVDA e JAWS são compatíveis com o sistema Windows a serem baixados gratuitamente pelo GOOGLE, além de que a própria plataforma também oferece recursos como zoom, leitura do livro e voz alta, cores e letras bem destacadas para o apoio à usuários especiais. O Centro Universitário UniGrande  destaca isso como um fator relevante  e positivo, pois se preocupa com a inclusão de todos.

Às novas tecnologias estão disponíveis para facilitar o acesso à informação e contribuir nas atividades curriculares dos usuários. Os serviços da biblioteca do UniGrande proporcionam ao usuário uma educação continuada, capacitação em suas áreas de estudo de forma completa e atualizada. Mesmo sendo de forma virtual atendem as expectativas dos alunos, pois os mesmos podem marcar, grifar, salvar, imprimir e coletar outras informações do livro como se fosse seu próprio livro, que diferente da biblioteca física, não poderia sequer riscar. Uma forma dinâmica e utilitária na hora de estudos mais avançados, como em períodos de provas.

A biblioteca do UniGrande busca se enquadrar como uma rede de conteúdo, por isso, disponibiliza aos estudantes um Repositório Institucional que, mediante à sua autorização, compartilha a produção científica para colegas universitários. Na plataforma, o aluno pode gerenciar os documentos inseridos no campo denominado “meu espaço” afim de contribuir nas atividades acadêmicas. Mediante a essa inserção do documento é preciso que ele seja recuperado, então entra em ação o papel do Bibliotecário (a), que terá como atribuição inserir os metadados no sistema de forma que a indexação ocorra para o gerenciamento de um bom fluxo informacional de fácil busca e recuperação da informação desejada.

Outras formas de acesso às tecnologias da informação são dos alunos em disciplinas EAD, a eles são disponibilizados no próprio portal SAGAH, uma biblioteca digital que proporciona a utilização do acervo para suas atividades curriculares. As novas tecnologias de acesso à informação são eficazes, pois devido a evolução cultural, científica e tecnológica, os serviços de qualidade possibilitam um fluxo de informação controlado, sendo o Bibliotecário (a) capaz de gerir a informação em ambiente remoto.

Cabe destacar que a biblioteca do UniGrande é moderna, sendo uma referência de melhor conteúdo universitário do Brasil, e possui um vasto acervo em áreas de maior número de matrículas. A Biblioteca tem objetiva atender às necessidades da comunidade universitária, disseminar, facilitar o acesso à informação e ao conhecimento, de modo que o usuário tenha um acesso remoto facilitado e um espaço adequado para tal. É relevante tornar o espaço acessível a todos.

Sempre pensando no usuário, o UniGrande desenvolveu um espaço de estudo arrojado, com boa iluminação, temperatura ambiente, mesas e cadeiras bem organizadas para que o aluno possa aproveitar bem suas atividades nos laboratórios da instituição, como forma de otimizar os serviços disponíveis para os usuários de modo que não interfira em suas atividades em sala de aula.

A bibliotecária responsável dará suporte ao corpo discente e docentes e aos colaboradores para o bom uso da biblioteca virtual, sendo ela uma gestora da informação. Nesse sentido, por a biblioteca ser virtual, o acesso é livre 24 horas por dia, no entanto, o suporte e atendimento dado pela Bibliotecária  será nos seguintes horários e dias:

  • Horário de Suporte: 13:50 às 21:50 Segunda à sexta-feira e

09:50 às 13:50 aos sábados;

O UniGrande  reforça o compromisso de sempre oferecer o que tem de melhor para os discentes, docentes e colaboradores.