O Centro Universitário da Grande Fortaleza –  Unigrande, através da reitora professora Me. Crstiane de Oliveira Mendonça, esteve presente no evento de lançamento do Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Professora Me. Cristiane de Oliveira Mendonça, reitora do Unigrande.

O Atlas é um projeto que apresenta um panorama sobre a formação profissional em Fortaleza. Produzido em formato de relatório anual e de painel dinâmico e interativo de indicadores, é uma plataforma analítica com dados descritivos sobre os profissionais da cidade, que demonstra um elevado potencial explicativo, uma vez que sua base de dados permite realizar um grande número de cruzamentos de indicadores. O objetivo do Atlas é gerar informações sobre educação básica, educação profissional de nível médio e superior e a formação profissional de curta duração, para compreender como a construção e o investimento em capital humano estão relacionados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza.

Operando com um volume grande de dados, o painel de indicadores do Atlas permitirá a gestores da educação pública e particular, a entidades do terceiro setor, ao poder público e ao público em geral, acessar informações atuais e séries históricas, além de conjuntos de dados e análises. Todos os relatórios, dados, scripts e materiais gerados de pesquisa também estarão disponíveis ao público, no site do Atlas, fomentando assim a cultura de produções abertas, acessíveis, transparentes e replicáveis. A produção de relatórios curtos e periódicos passará a ser muito útil para todos os que quiserem conhecer mais detalhadamente a realidade das formações profissionais de Fortaleza.

Plataformas analíticas

Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento (IPLANFOR), o Atlas é um produto específico de uma das metas da instituição, que é a organização de plataformas analíticas de dados. A Prefeitura de Fortaleza está cada vez mais interessada em realizar uma gestão célere, baseada em evidências, uma vez que agregar diferentes dados sobre a cidade norteia a tomada de decisões da gestão municipal. Trata-se do primeiro atlas a vir a público, antecedendo o Atlas da Economia, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022.

O Atlas é um produto sobre o capital humano, mas é mais do que isso, inaugura um passo importante para a realização de estudos e pesquisas sobre a cidade, pois está baseado em valores como a política de dados abertos, o compartilhamento de tecnologia, o uso de softwares livres e o aperfeiçoamento de servidores municipais no uso das técnicas e ferramentas mais atuais de análises estatísticas. Quanto mais ampla for a capacidade analítica da prefeitura, mais rapidamente Fortaleza estabelecerá uma base sólida para o desenvolvimento sustentável.

Para além das análises numéricas, o Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022 vai fomentar uma discussão na cidade com o objetivo de reorientar currículos, formações e didáticas, que podem se tornar mais voltadas para a resolução de problemas. A formação profissional é um importante momento na vida dos indivíduos. Estudantes de diferentes níveis de formação profissional, bem orientados, podem participar ativa e criticamente da dinâmica contínua de (re)construção e orientação da cidade em que desejam habitar.

Fonte: FIEC

Unigrande  Prefeitura  Fiec

compartilhe