O Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande, realizou nesta sexta-feira (14), a solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2021.2. A solenidade, presidida pela reitora Me. Cristiane Maria de Oliveira Mendonça, contou com a presença do pró-reitor acadêmico Me. Henrelly  Raony da Silva Viana, da pró-reitora administrativa Mestra Juliana Abifadel Barrozo, do diretor do CEUDESP Me. José Liberato Barrozo Filho e do professor Marcio José da Lima Benício, Mestre em Direito Constitucional, representado o corpo docente do Unigrande.

Da esquerda para a direita: Me. José Liberto – diretor do CEUDESP, Mestra Juliana Abifadel – Pró-reitora Administrativa, Mestra Cristiane Mendonça – Reitora do Unigrande, Me. Henrelly  Raony – Pró-reitor Acadêmico  e professor Me. Marcio Benício – Coordenador do curso de Direito.

A cerimônia aconteceu no auditório da instituição, e por conta da pandemia contou com número reduzido de participante, apenas os alunos que colaram grau e dos componentes da mesa. Os convidados, parentes e amigos dos graduandos puderam acompanhar o evento pela internet, através do site do Unigrande e pelo Youtube.

Participaram presencialmente do ato de formatura, que foi dividido nos turnos manhã e tarde, os graduandos  dos cursos de Administração (presencial e EaD), gerência de Marketig, gerência de Negócios, Gestão Ambiental, Ciências Contébeis (EaD), Logística, Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Letras, Pedagogia (EaD), Educação Física (Mestrado e Bacharelado) Enfermagem e Nutrição.

Também prestigiaram o ato as professoras Andréa Marques, coordenadora do curso de Enfermagem, o professor Edson palomares coordenador do curso de Educação Física, professora Greyciane Santos, coordenadora do NEAD, o professor Damiao Nobre, coordenador do curso de Letras, o professor Hitalo Nascimento, docente do curso de Ciências da Computação, e da professora e Ana Cristina Guilhon, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) do Unigrande.

Mais uma vez, a solenidade manteve os protocolos de segurança, seguindo as orientações das autoridades de saúde, respeitando o decreto estadual, com distanciamento social, apresentação do passaporte sanitário, higienização das mãos com álcool em gel e uso obrigatório de máscara, em prevenção à Covid-19.

Profª Me. Cristiane de Oliveira Mendonça – Reitora do Unigrande

No discurso de abertura do evento a reitora Cristiane Mendonça enfatizou que a colação de grau é um momento singular na vida de cada formando e formanda. Ela destacou que apesar da pandemia, e de todas as dificuldades, os concluintes puderam chegar a esse momento com vitória.

“Sem dúvida não foi uma tarefa fácil. Em um contexto sócio econômico habitual, finalizar uma graduação já é um desafio. Em meio a uma pandemia se torna uma conquista quase transcendente. Como não desanimar? como não desistir em meio a doenças, sofrimento e morte? Como não adoecer mentalmente? Como continuar lendo, aprendendo, evoluindo intelectualmente em meio a um cenário desolador? Mas vocês conseguiram e o Unigrande é testemunha dessa superação!”, destacou.

Cristianne destacou que no Unigrande os alunos não aprenderam apenas técnicas profissionais, mas também habilidades humanas. Ao longo do curso eles aprenderam a conviver com pessoas diferentes, respeitar opiniões contrárias, serem éticos, críticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e para a transformação social do país.

Antes do término a reitora parabenizou os formandos, desejou êxito na nova etapa de suas vidas e pediu a todos para não pararem na graduação, mas seguirem no processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes.

 

Professor Marcio Benício – Coordenador do curso de Direito

Citando trecho do livro de Joanne “Jo” Rowling, mais conhecida como J. K. Rowling, escritora, roteirista e produtora cinematográfica britânica, notória por escrever a série de livros Harry Potter, o professor Marcio Benício iniciou o discurso lendo parte do livro da escritora e paraninfa da Universidade de Havard em 2008. O texto reproduz as palavras de sabedoria de Rowling a todos que estão em um momento de virada na vida. No livro ela explica que imaginar não é criar uma Hogwarts cheia de magia e sim ter empatia, se colocar no lugar do outro e ser capaz de sentir sua dor, suas inseguranças e suas alegrias. Em seguida, Benício fez um breve relato da sua formação acadêmica à trajetória profissional com o objetivo de valorizar e incentivar os graduandos.

“Vocês estão à altura dos alunos daquela turma (de Havard); ou mais. Eles agora são nosso presente, nosso passado e vocês são o nosso futuro. Foi assim que me senti quando da minha formatura; o futuro”. Professor Marcio lembrou ainda que “muitos desafios e dúvidas surgirão à frente, na jornada pessoal e profissional de cada formando, mas o importante é trabalhar com ética, responsabilidade e empatia”, enfatizou.

 

Me. José Liberato Barrozo Filho – Diretor CEUDESP

O diretor geral do CEUDEP Educacional, Me. José Liberato, iniciou o discurso de encerramento fazendo um resgate da trajetória da instituição e dos vinte anos de desafios na formação de profissionais qualificados. Lembrou ainda das dificuldades impostas nesse período de crise sanitária em que a educação passou por serias dificuldades.

“Apesar de todas as dificuldades impostas pela crise que afeta todo o mundo, conseguimos dar a volta por cima! Esse período em que diversas doenças apresentam um cenário completamente diferente, nós temos que encarar o problema, resolver e apresentar solução. Não é para e gente se ‘acabrunhar’! Muito pelo contrário, é para a gente se fortalecer, enxergar, compor e propor ideias e executa-las com objetivo. Os senhores e as senhoras são resultados da proposta que nós colocamos para o CEUDESP.”

Liberato Barrozo acrescentou ainda que o Centro Universitário Unigrande está enraizado na sociedade brasileira e é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores instituições privadas de ensino do país. “A instituição pertence ao sistema federal de ensino e, assim sendo, somos constantemente avaliados, tanto a instituição (estrutura física e planejamento pedagógico) como o conhecimento dos alunos. É uma avaliação constante pelo MEC e pela sociedade. Isso nos coloca em pé de igualdade para disputar com qualquer aluno de outras instituições de ensino, em qualquer parte do território nacional”, concluiu.

 

Luiz Carlos Felismino – Graduando em Direito pelo Unigrande

Luiz Carlos Felismino, policial militar e graduando do curso de Direito no  Unigrande, avalia que “apesar das dificuldades impostas pela profissão, que dificulta conciliar a escala de trabalho com a de estudos, e a pandemia de coronavírus, tive a ajuda e compreensão dos professores do Unigrande. Sou mais que vencedor nesta luta! Pretendo seguir os conselhos dos professores e continuar meus estudos; especialização e pós-graduação para ampliar meus conhecimentos e assim melhor servir à sociedade, com mais excelência e mais embasado no direito. Quero agradecer ao Unigrande e aos mestres da instituição pelo apoio que deram por todo esse tempo”.

Após os discursos dos oradores e juramento das turmas a cerimônia terminou com os graduandos emocionados e se confraternizando. Apesar das limitações impostas pelo momento todos avaliaram a organização da cerimônia de forma positiva.

 

 

 

Texto e fotos: Franzé de Sousa

compartilhe