conteúdo da avaliação institucional

A auto avaliação da Comissão Própria de Avaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006).

Definição

Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Obedecendo as seguintes diretrizes:
I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Responsabilidades

A CPA, juntamente como os gestores da IES, tem a responsabilidade de planejar, de organizar, de refletir e de cuidar do interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, que lhes disponibilizarão as informações e os dados necessários para compreender a realidade do entorno acadêmico e propor ações de melhoria.

Objetivos

Os principais objetivos da Comissão Própria de Avaliação são: promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; apontar as potencialidades e as limitações da Instituição em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.

Importância

A avaliação própria desenvolvida pela comissão é um processo periódico e contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Todas as informações que são obtidas por intermédio das avaliações são utilizadas para compor um Relatório Anual de Avaliação Institucional. A partir dele, o Unigrande pode visualizar de forma macro o que foi realizado durante aquele ano. Além disso, refletir sobre as potencialidades e desafios no intuito de buscar melhorias para a comunidade acadêmica e para o entorno social.

E-mail institucional (CPA)cpa@unigrande.edu.br

Edital de Convocação de Eleição da CPA