Estão abertas as inscrições para o curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa. O curso é voltado para educadores, advogados, estudantes de direito e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz.

A aula inaugural será realizada no dia 5 de março, às 14h, no canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube (youtube.com/seducsobral). As aulas serão realizadas ao vivo toda sexta-feira, às 14h. O objetivo é fortalecer os conhecimentos teóricos e práticos a respeito da Comunicação Não-Violenta e da Justiça Restaurativa, visando ampliar a Cultura de Paz  no Ceará e em todo Brasil.

Com carga horária de 20 horas, a formação contará com aulas síncronas e assíncronas com palestrantes renomados nacionalmente e internacionalmente, estudo de casos, atividades remotas e outras metodologias ativas.

O curso é promovido pela Coordenação de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Sobral e Universidade Federal do Ceará.

Público-alvo:
educadores, advogados, estudantes de direito e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz.

Modalidade: Remoto

Aula Inaugural:
Dia 05/03/2021, às 14h, em https://www.youtube.com/seducsobral

Sami Storch:

• Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia desde 2006. Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV-SP (2004).

Período: Março a maio de 2021
Aula toda sexta-feira, das 14h às 16h

Certificado: 20 horas

Inscrições: até 12/03 – Grátis

Saiba mais: http://bit.ly/2Zk6Fu8

CRONOGRAMA DAS AULAS:

05/03 – Comunicação Não-Violenta (CNV): Um convite para uma mudança profunda de paradigma com Yuri Haasz e Sandra Caselato

12/03 – Princípios, Valores e Objetivo da CNV

com Marcelo Pelizzoli

12/03 – A essência do método da CNV

com Cristiane Holanda

26/03 – Sentimentos e necessidades diante do conflito

com Iuri Storch

26/03 – Como expressar e receber com empatia as necessidades e sentimentos

com Carol Nalon

02/04 – Como praticar a CNV com a utilização do Jogo Grok

com Sergio Luciano | Moderadora: Líllian Gondim

09/04 – Justiça Restaurativa (JR): Histórico, Princípios e Valores

com Leoberto Brancher e Egberto Penido

16/04 – Práticas Restaurativas: Círculos Transformativos e Conferência Vítima e Ofensor

com Paulo Moratelli

16/04 – Experiência da Justiça Restaurativa em Caxias do Sul-RS

com Katiane Boschetti da Silveira

23/04 – Os pressupostos dos Círculos de Construção de Paz

com Kay Pranis

23/04 – O papel do Facilitador de Círculo de Construção de Paz

com Fátima Bastiani e Cristiane Holanda

30/04 – Justiça Restaurativa: A Teoria da Disciplina Social;

com Marcelo Salmaso | Moderadora: Nádia de Paula

30/04 – O Olhar Sistêmico nas práticas restaurativas

com Sami Storch | Moderadora: Nádia de Paula

07/05 – Marco Teórico da Justiça Restaurativa