O Congresso Direito UFSC é maior congresso de Direito gratuito do país. Acontece anualmente no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Esse ano, por causa da pandemia da Covid-19, sua XV edição acontecerá de maneira online, ao vivo pelo Youtube.

A primeira edição do Congresso de Direito, realizada em 2004, recebeu pouco mais de 600 pessoas no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A palestra de abertura foi proferida pelo Dr. Roberto Antônio Busato, à época, Presidente Nacional da OAB. Dentre outros convidados ilustres, destacou-se também a presença do Ministro Paulo Gallotti, presidente da Sexta Turma do STJ, na ocasião.

Em 2007, o segundo Congresso reuniu aproximadamente 400 participantes e juristas, como o Dr. Luiz Guilherme Marinoni, em uma edição comemorativa dos 75 anos da Faculdade de Direito de Santa Catarina.

Um ano depois, realizou-se no Centro de Convenções, o III Congresso de Direito da UFSC, contando com nomes insignes, a exemplo do Dr. Ovídio Baptista.

A quarta edição do evento superou todas as anteriores. Realizado em Abril de 2009, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, contou com mais de 800 inscritos, destacando-se pelas inovações, como o Ciclo de Carreiras Jurídicas.

A décima segunda edição do Congresso Direito UFSC mais uma vez quebrou os recordes do evento: foram mais de 4.000 inscritos para assistir às 18 palestras que abordaram diversas temáticas jurídicas, apresentadas por nomes como Fernando Noronha, Eugênio Pacelli de Oliveira, Luiz Rodrigues Wambier, Ela Wiecko, Guilherme de Souza Nucci, Francisco Müssnich e Nelson Rosenvald e o encerramento com a Ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. Foi incluída no evento a Mostra de Pesquisa, que contou com mais de 100 trabalhos submetidos à organização em 2017.

Por fim, a décima terceira edição, que ocorreu no ano de 2018, contou com 3.800 inscritos de todo o país. Manteve-se a já consolidada mostra de pesquisa, à qual foram submetidos mais de noventa resumos. Nos cinco dias do evento, prestigiou-se palestras de grandes expoentes de diversas áreas do direito, como o Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, um dos principais juristas da Filosofia do Direito no Brasil e o Prof. Dr. Celso Antônio Bandeira de Mello, doutrinador condecorado no ramo do Direito Administrativo.

A décima quarta edição, no ano de 2019, obteve o recorde de mais de 6.000 inscritos de todo o país. A mostra de pesquisa, por sua vez, recebeu mais de 300 resumos. Durante os dias de evento, como tradição, a UFSC recebeu a presença de renomados juristas para palestrar e difundir conhecimento: Min. Francisco Rezek, Cezar Roberto Bitencourt, Maria Sylvia Di Pietro e José Eduardo Cardozo.

O evento sagrou-se como parada certa entre os eventos jurídicos nacionais. Totalmente gratuito, conta com 18 painéis durante os 4 dias de evento, além da Mostra de Pesquisa.

O evento será transmito pelo canal do Congresso Direito UFSC, no YouTube.

Conheça mais do evento em www.congressodireitoufsc.com.br/

EVENTO ONLINE VIA YOUTUBE

Este evento acontecerá via Youtube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

Data:
1º dia: 02 de março de 2021
Horário: 18h30
2º dia: 05 de março de 2021
Horário: 21h
Evento online via Youtube

compartilhe