O curso de Enfermagem do Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande – realizou, nos dias 23 e 24 de fevereiro, mais um encontro de atividades de simulação no atendimento e cuidados na saúde. As atividades aconteceram na sede do Unigrande localizado no North Shopping Joquei e envolveram a apresentação dos instrumentos e procedimentos necessários para aspiração das vias aéreas de pacientes em estado grave.

procedimentos nos cuidados aos pacientes
Profª Ana Ofélia (direita) orienta aluna sobre os procedimentos nos cuidados aos pacientes

Além da limpeza de secreção dos pulmões através das vias aéreas (boca e nariz), as alunas tiveram acesso à pratica de pulsão, de como aplicar o garrote (instrumento utilizado em procedimentos médico-hospitalares ambulatoriais que requeiram imobilização do membro superior e/ou inferior. Utilizado também para coleta de sangue para facilitar a localização das veias) e uso do capacete Elmo (equipamento usado para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19) seguindo todas as orientações do manual da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na ocasião também foi realizado atendimento ao público com aferição de pressão arterial, verificação dos níveis de glicemia e teste rápido para diagnóstico de HIV.

O objetivo foi aproximar a comunidade acadêmica dos procedimentos corretos no atendimento aos pacientes, como também permitir a população ter acesso a promoção da saúde.

Conceição Teixeira, cliente do Shopping, sendo atendida com verificação da pressão

Para Ana Ofélia, professora do curso de Enfermagem, esse é um momento importantíssimo para a formação dos alunos porque possibilita que os futuros profissionais conciliem o aprendizado prático com o adquirido em sala de aula. Ela reforça que a simulação realística é um momento importante porque garante o desenvolvimento de competências necessárias à prática profissional e, ao mesmo tempo, concilia o treinamento de habilidades com o conhecimento abordado em sala de aula.

Simone Nobre de Goes, aluna do 10 semestre, destaca que o encontro é “uma excelente oportunidade para aprender sobre todo o processo que será usado nos hospitais e prepara o futuro profissional para executar qualquer procedimento na assistência ao paciente”, pontua.

Durante o atendimento de verificação da pressão arterial a senhora Conceição Teixeira, cliente do Shopping, destacou que a ação junto à comunidade é de extrema importância porque possibilita acompanhar as condições de saúde. Segundo ela, “muitas vezes a pessoa pode estar com problemas de saúde e não sabe, pois nem sempre tem condições de ir a um posto de saúde para analisar as condições físicas. Uma ação como esta é superimportante para a população”.

 

Por Franzé de Sousa

 

 

 

 

compartilhe