O Centro Universitário Unigrande deu início, na manhã desta sexta-feira (20), as ações do projeto Girassol: A natureza como símbolo de resistência. Alunos, ex-alunos e moradores da comunidade do João XXIII participaram do cultivo de sementes das plantas.

O objetivo do projeto é transmitir a esperança de vida e firmeza diante de um momento tão delicado, como o que está sendo presenciado em 2020, com a pandemia de Covid-19.

Os girassóis serão cultivados no campus do Unigrande para simbolizar força e luz. Assim como também fazer parte da história da instituição, que em meio a tanta dificuldade soube se reinventar e, com apoio do corpo docente e discente, conseguiu driblar as dificuldades e manter-se firme em seu propósito de oferecer educação de qualidade.

O ano de 2020 tem sido desafiador. Os obstáculos são vários, mas não invencíveis! Além do cenário de educação e coronavírus, que é novo para todos, o meio ambiente sofre com os graves ataques produzidos peça ação humana, caminho diferente seguido pelo Unigrande, que continua firme na defesa da natureza e na preservação da vida. Por esse motivo o Unigrande resolveu colocar em prática o  projeto Girassol, uma ação que simboliza a coragem, confiança e resistência do povo brasileiro.

A estudante do curso de Direito, Maria Eugênia Barroso, relata que ficou “muito feliz em ter participado desse momento tão especial. A importância dada a ação, é exatamente pela importância que ela terá a longo prazo. O ano de 2020 está sendo cheio de desafios para muitos de nós, em diversas áreas, mas isso não pode nos deixar desesperançosos. Que nós sejamos como os girassóis, na ausência do sol, busquemos uns aos outros para nos fortalecer”.

Andressa Tavares, estudante do curso de Letras, dedicou uma poesia especialmente para o momento.
Diligente em seu giro, o Girassol procura, ao dia, a luz do sol que a si foi concedida.
Pois dela vem o dom da própria vida a coroar-lhe a alma de alegria!
Mas, quando essa se escassa obstruída por nuvens lá nos céus, não renuncia e volta-se buscando companhia da flor ao seu lado no chão contida!
Assim devemos fazer igual;
Se a tristeza vem ou tenta nos acompanhar qualquer mal, busquemos força em nós, na família, nos amigos, no amor.
Jamais nos afastemos de que ama, pois, neste partilhar do bem se inflama a chama da alegria em seu fulgor.”

A ideia da ação é enfatizar o apoio do Unigrande a todos que foram atingidos pela pandemia e sensibilizar a população sobre os problemas ambientais, ao mesmo tempo que educa para o convívio com a natureza.

Por Franzé de Sousa

compartilhe