O Centro Universitário Unigrande tem quatro cursos avaliados com bom conceito pelo Guia da Faculdade/Estadão 2020, método de avaliação que faz parceria com o jornal Estado de São Paulo (Estadão) e o Quero Educação. Ao todo, foram avaliados 14 mil cursos de graduação. O resultado da última edição foi divulgado nas plataformas do jornal no dia 26 (segunda-feira).

Os quatro cursos do Unigrande que foram avaliados são: Enfermagem (4 estrelas – muito bom); Educação Física; Ciências Contábeis e Direito (3 estrelas – bom).

O Guia da Faculdade utiliza metodologia que avalia o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos, com notas que vão de 1 a 5. O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as faixas de conversão e são classificadas da seguinte forma:

• Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas (excelente)
  • Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas (muito bom)
  • Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas (bom)
  • Menor que 2,50 – não estrelado (não estrelado)

Cursos avaliados

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte da pesquisa.

A partir de 2020, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam atender aos seguintes critérios:

Guia da Faculdade avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.