São 300 mil vagas destinadas a professores da educação básica e estudantes de licenciatura

A partir desta terça-feira, 03 de novembro, iniciam-se as aulas on-line e gratuitas dos cursos ‘Como preparar videoaulas’, ‘Mediação em EAD’ e ‘Desenho didático para ensino on-line’. As disciplinas são oferecidas a partir de convênio celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O objetivo dos cursos é preparar os atuais e os futuros profissionais da educação básica para usar ferramentas on-line em sala de aula, quando do retorno às atividades presenciais ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Neles, os participantes aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas profissionais de maneira presencial ou a distância.

Cursos

As três capacitações terão carga horária de 25 horas/aula, 30 horas/aula e 50 horas/aula, respectivamente. No curso sobre ‘Como produzir videoaulas’, serão ensinadas técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de materiais audiovisuais específicos para a educação.

Na segunda capacitação, ‘Mediação em EaD’, serão apresentados os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, como competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias. Com o tema ‘Desenho didático para o ensino on-line’, a terceira formação vai qualificar os participantes em planejamento e mediação e instrumentos avaliativos para a educação on-line.

A partir de fevereiro de 2021, os professores da educação básica e estudantes de licenciatura terão oportunidade de frequentar outros dois cursos: ‘Multimeios em educação’ e ‘Psicologia na educação’. Cada um terá 60 horas/aula.

Inscrições

As inscrições para os três cursos iniciais irão até o dia 13 de novembro e podem ser feitas pelo link. Ao término das formações, a CAPES e a UEMA fornecerão um certificado de participação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

 

compartilhe