Com o objetivo de atender aos contribuintes com renda de até seis salários mínimos, o Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande, realizará gratuitamente nos dias 04/04 a 09/04, o serviço para Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022, que inclui a orientação, o auxílio no preenchimento e a transmissão da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física à comunidade. Os atendimentos são efetuados pelos alunos de Ciências Contábeis do Unigrande sob a supervisão de seus docentes.

Saiba Mais:

Todo ano a Instituição abre as portas para a comunidade e presta esse serviço social. Professores e alunos são os principais responsáveis pela ação e aguardam com expectativa esse momento que, além de ampliar os conhecimentos, também auxilia a população.

Para receber orientações e fazer a declaração é importante comparecer pessoalmente no Unigrande. Os atendimentos serão realizados nos dias 14, 21 e 28 de maio, aos sábados. Não é necessário fazer o agendamento e o interessado poderá doar ração e materiais para tratamento de machucados como: gases, soro, Esparadrapo, paninhos, materiais para tratamento de machucados como: gases, soro, Esparadrapo, paninhos, para cachorro e\ou gatos, que serão direcionado ao Abrigo São Lázaro, entidade sem fins lucrativos que resgata e trata de animais abandonados em Fortaleza.

O horário de funcionamento: Sábado, das 13h00 às 18:00h,  nas salas de atendimento do mezanino da Unigrande, 2 Piso, North Shopping Jóquei.

Documentação necessária

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;
    • Declaração de Imposto de Renda entregue em 2021;
  • Número do recibo de entrega da declaração 2021;
  • Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
    • Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2021;
    • Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.);
  • Número da matrícula do Imóvel próprio
    • Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
    • Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
    • Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc.);
    • Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
    • Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2021;
    • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2021;
    • Número do CPF dos dependentes;
    • Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);
    • Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

OBS: QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA

• Quem soma rendimentos acima de R$ 28.559,70;
  • Quem recebeu auxílio emergencial e teve rendimentos acima de R$ 22 mil;
  • Pessoas que receberam acima de R$ 40 mil em rendimentos isentos;
  • Pessoas que têm bens que totalizam R$ 300 mil ou mais;
  • Quem realizou venda ou compra de imóvel;
  • Estrangeiros;
  • Investidores na Bolsa de Valores;
  • Pessoas que tiveram rendimentos rurais acima de R$142 mil.

A data para entrega do documento é até dia 31 de maio.

Por: Coordenação