Dia Mundial da Alimentação CRN-4.

Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos: abraçando a diversidade.

Dia: 16/10/2020 – De 16 às 19h – Plataforma Sympla/Zoom

Programação:

16:00 às 16:10h – Boas vindas: Manuela Dolinsky (Presidente CRN-4)

                                                       Claudia Olsieski da Cruz (Vice-Presidente CRN-4)

                                                       Wanessa Natividade (Secretária CRN-4)

                                                       Anna Carolina Rego (Tesoureira CRN-4)

16:10 às 16:40h – Aline Ferreira – “Alimentação e nutrição de povos indígenas do Brasil”

16:40 às 17:20h – Daniel Alves de Oliveira – “O acesso da população preta a uma alimentação saudável e adequada”

17:20 às 18:00h – Isis Gois – “SAN e Cuidados em Nutrição na População Trans”

18:00 às 18:40h – Ligia Amparo – “O comer como ato ético-político-afetivo, sustentável e inclusivo”

18:40 às 19:00h – Espaço para perguntas

19:00h – Encerramento

Observação: Programação sujeita a alterações

Data:16 de outubro de 2020
Horário: 16h às 19h
Inscrições via Sympla Streaming (Beta)

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação

Ter uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida saudável e longe de várias doenças. Mas, na prática, o que realmente significa ter hábitos saudáveis? “A alimentação saudável é aquela adequada às necessidades biológicas e culturais de cada pessoa, apropriada do ponto de vista da qualidade, quantidade e variedade. É se alimentar de acordo com as necessidades de cada fase da vida e é preciso que ela seja acessível do ponto de vista físico e financeiro, e ainda ser baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis”, explica Gisele Bortolini, coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora, uma refeição saudável é composta por um prato com base em alimentos in natura, aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixar a natureza, e que estejam minimamente processados. “É fundamental que esses alimentos façam parte do dia a dia para ter uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada”, comentou a Giseli.

Alimentação variada

Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais, mas não com fibra e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis. Já os alimentos de origem vegetal, costumam ser boas fontes de fibras, de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias por grama do que os de origem animal. “Individualmente, tendem a não fornecer, na proporção adequada, todos os nutrientes de que necessitamos. Isso explica a razão de a espécie humana ter evoluído de modo a se tornar apta a consumir grande variedade de alimentos”, reforça a Gisele.

Alimentos ultraprocessados podem resultar em obesidade

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, XX, aconselha que criemos o hábito saudável evitando alimentos ultraprocessados para evitar a obesidade e outras doenças crônicas. “Os ingredientes principais dos alimentos ultraprocessados fazem, com frequência, que sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente. Estes alimentos tendem a ser muito pobres em fibras e sua composição nutricional favorece o aparecimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais”, ressaltou ela.

Quando se consome alimentos ultraprocessados, tende-se a ingerir mais calorias do que se necessita e calorias ingeridas e não gastas inevitavelmente acabam estocadas no corpo na forma de gordura. O resultado é a obesidade.
Uma alimentação saudável contribui para a melhora da qualidade de vida da população, reduzindo a prevalência do excesso de peso (sobrepeso e obesidade), doenças crônicas associadas e outras doenças relacionadas à alimentação e nutrição. Alimente-se bem!

Coordenação de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, para Blog da Saúde 

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