O Centro Universitário da Grande Fortaleza (UniGrande) realiza o I Encontro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que tem como tema “Conhecendo a CPA”. Os objetivos dessa ação são promover o conhecimento das atividades do processo de avaliação institucional e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de participação nos procedimentos de autoavaliação.

O evento ocorrerá dia 11 de maio, no auditório do UniGrande, às 19h e será voltado para discentes, docentes e técnicos administrativos em educação. No dia, será realizada uma palestra sobre “A importância da avaliação interna na instituição”, ministrada pela professora Dra. Rosane Andrade, representante docente da CPA.

Esse primeiro encontro da CPA possibilitará à comunidade acadêmica conhecer sobre os processos de autoavaliação institucional e compreender as atribuições principais que cada um desempenha na garantia da qualidade dos resultados gerados. Vale ressaltar que a participação de todos nos processos de autoavaliação é passo decisivo para que se possa conhecer as opiniões e as demandas daqueles que de fato vivenciam a Universidade.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem a atribuição de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Obedecendo as seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

CPA, juntamente como os gestores da IES, tem a responsabilidade de planejar, de organizar, de refletir e de cuidar do interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, que lhes disponibilizarão as informações e os dados necessários para compreender a realidade do entorno acadêmico e propor ações de melhoria.

A avaliação própria desenvolvida pela comissão é um processo periódico e contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Todas as informações que são obtidas por intermédio das avaliações são utilizadas para compor um Relatório Anual de Avaliação Institucional. A partir dele, o Unigrande pode visualizar de forma macro o que foi realizado durante aquele ano. Além disso, refletir sobre as potencialidades e desafios no intuito de buscar melhorias para a comunidade acadêmica e para o entorno social.

 

Educação   Inep   MEC

 

compartilhe