Encontro Pedagógico 2020.1

Como forma de dar início ao calendário acadêmico de 2020, o Centro Universitário Unigrande realizou, nos dias 16 e 17 de janeiro, no Auditório Beni Veras, mais um Encontro Pedagógico. Com a finalidade de fomentar a troca de informações entre profissionais de educação o evento também promoveu momentos de reflexão e aprendizagem sobre os saberes que orientam as práticas pedagógicas no Ensino Superior.

Analisados e discutidos sob a ótica da formação dos alunos, temas como metodologias de ensino e de aprendizagem, processos avaliativos, aprendizagem ativa, uso de novas tecnologias, entre outros, puderam ganhar ainda mais sentido e serem traduzidos no Projeto Pedagógico de cada curso e no plano de trabalho de todos os professores do Unigrande, que a cada novo semestre reforça e garante a continuidade de um intenso trabalho rumo a excelência acadêmica.

O encontro foi planejado e conduzido pelo reitor da instituição, professor Paulo Nogueira, em articulação com os Coordenadores Pedagógicos.

Adolfo Marinho (Diretor de Expansão) - Encontro Pedagógico 2020.1Reitor Paulo Nogueira - Encontro Pedagógico 2020.1 José Liberato( Diretor Geral) - Encontro Pedagógico 2020.1 Professores que se destacaram no 2º semestre de 2019 - Encontro Pedagógico 2020.1

Na abertura do encontro, o reitor, professor Paulo Nogueira, comentou sobre a importância do planejamento para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, explicou sobre a pontuação conquistada pelo Unigrande na avaliação do Índice Geral de Cursos (ICG), a metodologia utilizada para cálculo da pontuação das Instituições de Ensino Superior e o destaque do Unigrande com a nota quatro no ICG. “Com essa pontuação o Unigrande assume uma posição de destaque entre as melhores IES do país”, afirmou.

Em seguida o Diretor Geral da instituição, mestre José Liberato Barrozo Filho, comentou sobre a educação no país e a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares na valorização da formação acadêmica. Para ele, “as instituições privadas são autossustentáveis  e desenvolvem um trabalho de grande destaque na educação. É o que diz as pesquisas do MEC”, comenta.

Para Adolfo Marinho, Diretor de Expansão do Unigrande, “não dá para pensar um país que não valorize a educação”. Ele comentou sobre a importância da valorização do Ensino à Distância como “formato de ensino capaz de alcançar os locais mais distantes e isolados do país”.  Para ele, a cada dia as instituições privadas estão se destacando por oferecer uma educação de qualidade, por isso é importante a valorização desse setor. Destaca ainda que “o ensino superior é o maior multiplicador de renda e de acessão social, mas que enfrenta o problema da falta de continuidade da formação do indivíduo, formação que deve iniciar nas creches e concluir no ensino superior”.

O Encontro Pedagógico 2020.1 encerrou as atividades na sexta-feira, 17, com entrega de certificados aos professores que se destacaram no semestre passado. O momento, que acontece a cada encontro, teve como objetivo valorizar o desempenho de cada professor pela boa performance apresentada no segundo semestre de 2019.

Por: Franzé de Sousa

Veja mais fotos do evento. Clique aqui

 

compartilhe