O I Congresso Internacional do Programa Mexa-se: Atividade Física como base de Políticas Públicas em Saúde e Serviço Social, tem por objetivo de proporcionar o diálogo entre as diferentes áreas da educação física; promovendo o diálogo, partilhando ideias, perspectivas e experiências; A ideia central é identificando problemas comuns e construir projetos de pesquisa em que as diferentes áreas se complementem. Desta forma os participantes darão início a um processo de consolidação de uma linguagem científica no formato multidisciplinar e traduzido no desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e práticas que se pretendem de caráter internacional.

Dentre os objetivos gerais o evento defende o princípio de que a ciência e o saber são bens universais, assim como também promover a troca de experiências e a expansão do conhecimento. É também uma forma de incentivar as boas práticas científicas tal como estas se podem corporizar na internacionalização da produtividade científica que até agora tem sido realizada em contextos isolados e em que a prioridade, graças ao isolamento dos investigadores, tende a traduzir‐se na excessiva preocupação em acrescentar linhas ao curriculum vitae de cada investigador. A práxis do Programa Mexa-se visa contrariar esta postura. Em primeiro lugar visamos servir, com sucesso as populações e, com base no que foi alcançado partilharmos a experiência sujeitando os princípios orientadores das práticas ao escrutínio rigoroso da pesquisa científica.

O evento defende a ideia de que é necessário e urgente encontrar estratégias que permitam o desenvolvimento de uma nova cultura de prática científica traduzida em formas de partilha diferentes daquela que atualmente dispomos e que impõe limites à operacionalização da criatividade científica. Este é o primeiro passo na longa caminhada na construção de comunidades internacionais de pesquisadores em que diferentes áreas científicas se predispõem a procurar soluções para os problemas comuns e que despertam a curiosidade dos seus membros.

Áreas Temáticas

  • EDUCAÇÃO RELACIONADA À SAÚDE
  • ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE
  • ATIVIDADE FÍSICA E OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS
  • ATIVIDADE FÍSICA E CIDADANIA
  • ATIVIDADE FÍSICA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS SOCIAIS

Inscrições e mais informações acesse congressomexase.com.br

compartilhe