Os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2022 foram divulgados nesta sexta-feira (18), no portal do programa. Para consultá-los, basta digitar o CPF e a senha cadastrada pelo candidato em https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login.

A princípio, pelo edital, a lista de convocados teria sido publicada em 15 de março.

Mas o Ministério da Educação (MEC) afirmou que, por causa de interrupções pontuais no sistema eletrônico do Fies, o cronograma sofreu modificações: as inscrições foram reabertas por 24 horas no próprio dia 15, e os resultados passaram para 18 de março.

Inscrições

As inscrições para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2022 tiveram inicio no dia 08 (terça-feira), as inscrições.  O prazo terminou no dia 11 (sexta-feira). .

Os estudantes pré-selecionados deverão completar as informações no dia 18 de março, na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição que ofereceu a vaga. Cada estudante poderá se inscrever em até três opções de curso.

O candidato interessado deverá realizar o cadastro, exclusivamente pela internet, acessando o sistema de inscrição do FIES, em período determinado em edital e possuir cadastro no “Login Único do governo federal, conta gov.br.

Caso não possua uma conta gov.br, o candidato será direcionado para a página do gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do FIES, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e oferece uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC