Palestra sobre acidente no trânsito. Trânsito da AMC

Considerada a quarta cidade brasileira que mais recebe turistas (de acordo com o Ministério do Turismo), Fortaleza tem se destacado quando se fala em mobilidade urbana, a cidade tem mais de  250 quilômetros de malha cicloviária, entre ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e passeio compartilhado.

É também a metrópole nordestina com a maior frota de veículos, superando Recife (PE). Levando-se em consideração apenas as motos, tem a terceira maior quantidade do Brasil, ficando atrás apenas de cidades do sudeste do país, mas liderando as regiões Norte e Nordeste, de acordo com os dados do Denatran. O que faz com que a cidade ainda apresente elevados índices de acidentes no trânsito.

Durante 2017, aconteceram 20.309 acidentes com mortes, feridos ou perdas materiais, segundo o Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza de 2017, lançado em setembro de 2018 — último disponível sobre o assunto. O número representa queda de 26% em relação aos 27.492 casos registrados em 2016. Apesar da redução, o sinal de alerta continua ligado. Para diminuir os índices de acidentes e mortes, os órgãos responsáveis pelo transito atuam baseados em quatro pilares: fiscalização, comunicação, desenho urbano e dados.

De acordo com Frederico Arnaud, Diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 Fortaleza, “essa dura realidade que dilacera famílias sobrecarrega os serviços de emergência, hospitais e até mesmo o atendimento de urgência – sem mencionar nos custos gigantescos para o SUS e para toda a sociedade”.

Para discutir sobre esse assunto o Centro Universitário Unigrande realiza palestra educativa sobre mobilidade urbana e prevenção de acidentes no trânsito. Com o tema: Acidentalidade Viária: No trânsito o sentido é a vida; desacelere, cuide do pedestre, o evento será realizado em dois horários (manhã e noite) e contará com a presença de Davi Loureiro, Agente de Trânsito da AMC, Pedagogo pela (UECE) e Especialista em Pisicopedagogia (UECE)  e Prof. Roberto Oliveira Garcia, Agente de Trânsito AMC, Bacharel em Geografia (UECE) e Especialista em Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos (UFC).

Data: 13 de novembro

Local: Auditório Beni Veras, do Centro Universitário Unigrande

Horários: Manhã – 09:00 horas

                    Noite   – 18:30 horas

Inscreva-se clicando aqui

compartilhe