Imagem: Reprodução.
1. Objetivo
Preparar profissionais especializados na Gestão de Ouvidoria, com competência e habilidades técnicas políticas e humanitárias, para ser um agente no desenvolvimento da qualidade nos serviços de produtos públicos, principalmente no tocante ao estabelecimento na relação de respeito com o cliente.
2. Perfil da Carreira
O ouvidor representa o cliente dentro da instituição – como um “parceiro do consumidor” – e a área torna-se cada vez mais importante nas empresas. É ele o responsável por conduzir o diálogo entre o consumidor e a liderança, levando as demandas para os níveis mais estratégicos da empresa, sugerindo mudanças internas e apontando novas ideias. É papel do ouvidor entender que o consumidor deve ser valorizado, pois se ele faz uma reclamação é porque acredita na empresa e pode contribuir para a contínua melhoria de seus processos.
3. Estrutura Curricular
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 |
PROJETO DE PESQUISA | 20 |
OUVIDORIA : RAÍZES HISTÓRICAS | 20 |
OUVIDORIA : CONCEITO, EVOLUÇÃO E DIFUSÃO | 20 |
SISTEMA DE OUVIDORIA I | 20 |
GESTÃO DE OUVIDORIA I | 20 |
SISTEMA DE OUVIDORIA II | 20 |
GESTÃO DE OUVIDORIA II | 20 |
PSICOLOGIA DO ATENDIMENTO I | 20 |
OUVIDORIA E ÉTICA | 20 |
CIÊNCIA POLÍTICA | 20 |
NOÇÕES DE DIREITO | 20 |
DIREITO DO CONSUMIDOR | 20 |
FUNÇÃO SOCIAL DO OUVIDOR | 20 |
PSICOLOGIA DO ATENDIMENTO | 20 |
OUVIDORIA E CIDADANIA | 20 |
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO OUVIDOR/ OMBUDSMAN | 20 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 20 |
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA | |
TOTAL TEÓRICO/PRÁTICO = 492 horas.
4. Duração do Curso
18 meses (1 ano e meio).
5. Documentação para Matricula
Os documentos, abaixo listados, devem ser apresentados em cópia com os originais no ato da matrícula:
– Carteira de identidade;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Certificado de Reservista Militar (Obrigatório para homens);
– Comprovante de Residência;
– CPF;
– Diploma de Ensino Superior;
– Foto 3X4;
– Histórico Escolar do Ensino Superior;
– Título de eleitor.