Equipes aprovadas no Centelha

Duas equipes do Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da Unigrande, projeto realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, foram aprovadas na primeira fase do Programa Centelha.

O Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da Capital é oriundo da parceria entre a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE) e possui duas unidades instaladas, uma na estação de metrô da Parangaba e outra no campus da Unigrande no bairro João XXIII.

Programa Centelha

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A operação fica a cargo da Fundação CERTI e a execução, no Ceará, é responsabilidade da Funcap.

A iniciativa visa disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. Outra vertente importante é o estabelecimento de uma ponte entre a academia e indústria do Ceará, já que muitas das ideias vêm de pessoas que atuam na universidade (tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação).

Além disso, o Programa Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e tem como objetivo consolidar uma rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

O Programa, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, divulgou as propostas aprovadas para a fase 2 do processo seletivo. Das 1.253 equipes inscritas em todo o estado do Ceará somente 207, ao todo, provenientes de 24 municípios do Ceará foram aprovadas nesta fase. Entre os projetos selecionados, duas equipes que fazem parte do Ambiente de Empreendedorismo e Inovação do Unigrande/Prefeitura de Fortaleza foram homologadas para a próxima seletiva.

Projetos selecionados

As equipes do Unigrande/Prefeitura aprovadas apresentaram os seguintes projetos:

– Bom Pagador (Software de finanças);

– Plataforma de serviços para mulheres separadas/divorciadas (Tecnologia Social).

Os selecionados deverão, para a próxima fase, elaborar um projeto de empreendimento detalhando um plano executivo capaz de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio. A lista completa está no fim do texto.

A terceira fase do processo seletivo – para a qual serão aprovadas até 100 das propostas ainda em disputa – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução. No final, até 28 projetos serão contemplados. Cada um receberá R$ 80.000,00 na modalidade subvenção econômica e benefícios oferecidos por parceiros do programa.

Ao longo de todas as etapas são realizadas, pelo Centelha, capacitações para auxiliar os empreendedores a aprimorarem a ideia inicial. Além disso, durante seis meses, as empresas finalistas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Fonte: FUNCAP