A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Centro Universitário da Grande Fortaleza (PIBID/Unigrande) e a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica do Centro Universitário da Grande Fortaleza (RESIDÊNCIA/Unigrande) tornam público a abertura de processo seletivo simplificado para a seleção de discentes das Licenciaturas de Letras e Educação Física para atuarem como bolsistas de Iniciação à Docência no Programa de Iniciação à Docência no projeto PIBID/Unigrande e bolsistas de Residência Pedagógica no Programa de Iniciação à Docência no projeto RESIDÊNCIA/Unigrande. Serão distribuídas 48 bolsas, 24 de Iniciação à Docência e 24 de Residência Pedagógica, sendo 32 bolsas para o curso de Letras e 16 para o curso de Educação Física.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30/06 e os alunos interessados deverão atender ao que está disposto nos editais dos respectivos programas.

Das inscrições

Poderão candidatar-se às bolsas os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês e Educação Física do Centro Universitário da Grande Fortaleza, atendidos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Unigrande, conforme Edital. O período de inscrição será de 17 a 30 de junho de 2020 através da internet (envio dos documentos por e-mail).

Resultado

O resultado final do processo seletivo, com a lista de candidatos aprovados e classificados, será homologado e publicado neste site.

Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

Fonte: Fundação CAPES

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