TEMA: EMFERMAGEM: UMA VOZ PARA LIDERAR – LEVANDO O MUNDO PARA A SAÚDE

 TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÕES

  TÍTULO AUTOR/EMAIL DEFERIMENTO
1 O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E A VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES FAMILIARES: REVISÃO INTEGRATIVA. Bianca Dávyla da Silva Oliveira DEFERIDO
2 VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: REVISÃO INTEGRATIVA Caroline Rifane de Souza Guimarães DEFERIDO
3 MAUS-TRATOS À PESSOA IDOSA:  REVISÃO INTEGRATIVA Thais Lanne De Almeida Tavares DEFERIDO
4 CONHECIMENTO E ADESÃO DA PESSOA IDOSA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Francisco Rodolfo Eufrásio da Silva DEFERIDO
5 CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES IDOSOS EM USO DE POLIFARMÁCIA. Amanda Holanda de Mesquita DEFERIDO
6 ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS. Rosania Martins Ramos DEFERIDO
7 ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTES EM TERAPIA INTENSIVA. Steffany de Souza Rocha DEFERIDO
8 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE. Gabriela de Oliveira Ferreira DEFERIDO
9 FATORES ASSOCIADOS AO RISCO DE QUEDAS EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Samara Soares Silva DEFERIDO
10 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO COM LESÃO POR PRESSÃO. Dayane Maranhão Cardoso DEFERIDO
11 PAPEL DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE EXTUBAÇÃO ACIDENTAL DURANTE BANHO NO LEITO. Camila Lima Angelo DEFERIDO
12 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COMO MÉTODO PREVENTIVO DE INFECÇÕES NO AMBIENTE HOSPITALAR. Karellen Vitória Brito DEFERIDO
13 INFECÇÃO POR COVID-19 EM CRIANÇAS: UM ESTUDO DE REVISÃO. Adriane da Silva Sampaio DEFERIDO
14 RELAÇÃO INTERGERACIONAL ENTRE IDOSOS E JOVENS: REVISÃO INTEGRATIVA. Rosa Helena Andrade Honorio DEFERIDO
15 O PAPEL DA LIDERANÇA APLICADA AO ENFERMEIRO NO PERÍODO DE PANDEMIA. Laryssa de Sousa Sanders DEFERIDO
16 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ALCOOLISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.  Ingrid Liara Queiroz Sousa DEFERIDO
17 CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS. Francisca Socorro Mendes Gomes DEFERIDO
18 SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. Ingrid Liara de Sousa DEFERIDO
19 AUTOCUIDADO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: REVISÃO INTEGRATIVA. Laura Chaves Pinho da Luz DEFERIDO
20 EFICÁCIA NO USO DE DESINFETANTES A BASE DE ÁLCOOL POR ENFERMEIROS NO COMBATE À COVID-19. Laura Chaves Pinho da Luz DEFERIDO
21 CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE O MANEJO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. Dayane Maranhão Cardoso DEFERIDO
22 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA PORTADORA DE PNEUMONIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Antonio Vladimir Felipe de Sousa Júnior DEFERIDO
23 CUIDADO DE ENFERMAGEM AO LACTENTE COM SÍNDROME DE EDWARDS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Lívia Maria Fernandes Moura DEFERIDO
24 MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS DE ALÍVIO DA DOR DURANTE O PARTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Lívia Maria Fernandes Moura DEFERIDO
25 EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS SOBRE A SUPERAÇÃO DO MEDO NO TRABALHO DE PARTO: REVISÃO INTEGRATIVA. Anny Gabrielle Mesquita Santiago DEFERIDO
26 PERCEPÇÕES DE MULHERES SOBRE A SEXUALIDADE NO PERÍODO DO CLIMATÉRIO: REVISÃO INTEGRATIVA. Ivana Letícia da Cunha Silva DEFERIDO
27 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE USUÁRIO DE CRACK COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE. Anny Gabrielle Mesquita Santiago DEFERIDO

 

Edital de Inscrições de trabalhos científicos para a XIII Semana da Enfermagem  2020

TEMA: Enfermagem: uma voz para liderar – levando o mundo para a saúde

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Grande Fortaleza – UNIGRANDE, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições de trabalhos científicos e estabelece normas relativas à participação na XIII SEMANA DA ENFERMAGEM  2020, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2020, com o tema “ENFERMAGEM: UMA VOZ PARA LIDERAR – LEVANDO O MUNDO PARA SAÚDE”.

2. PÚBLICO ALVO

Poderão inscrever trabalhos no evento todos os alunos regularmente matriculados na UNIGRANDE e comunidade externa à academia, independente do curso e período, na qualidade de participante e/ou relator de trabalhos científicos, sendo estes, realizados sob a orientação de um docente da UNIGRANDE, ou docente externo, para os trabalhos advindos da comunidade. O evento também é aberto aos profissionais e convidados das mais diversas áreas do conhecimento.

3. EIXOS TEMÁTICOS

As propostas de trabalhos deverão contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em um dos eixos temáticos, a saber:

  1. Saúde da Criança e do Adolescente
  2. Enfermagem Clínica e Cirúrgica
  3. Saúde do Adulto e do Idoso
  4. Saúde da Mulher
  5. Saúde do Homem
  6. Saúde Mental
  7. Atenção Primária em Saúde
  8. Gestão em Saúde
  9. Educação em saúde
  10. Vigilância em saúde
  11. Outra temática

4. ENVIO DO RESUMO

    1. A submissão dos resumos deverá ocorrer por meio do link http://unigrande.edu.br/eventos-inscricao-nas-atividades/  até o dia 22 de maio de 2020 as 23h59m com identificação do eixo temático correspondente em cada trabalho inscrito.
    2. A divulgação dos trabalhos deferidos e indeferidos ocorrerá até o dia 25 de maio de 2020 no site da instituição.
    3. A instituição não se responsabilizará por submissões que tiveram problemas na hora da transmissão, devido problemas com a internet e envios de trabalho fora do prazo estabelecido.

5. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. A inscrição no evento é gratuita.
  2. Os resumos deverão seguir as normas para submissão de trabalhos acadêmicos e os que estiverem fora dos padrões serão automaticamente recusados.
  3. Cada participante poderá submeter até 02 (dois) trabalhos na condição de primeiro autor sem limite para participação como coautoria. O número máximo de autores por trabalho será de 05 (cinco) sendo um o professor Salienta-se que é necessário que o apresentador do trabalho esteja inscrito no evento.
  4. Poderão ser encaminhados as seguintes modalidades de resumos:

Reflexão teórica: tem como objetivo desenvolver reflexões a partir de uma prática ou compreensão teórica para todos os tipos de situações por meio de conhecimentos práticos adquiridos e fundamentados a referenciais teóricos com base em leituras críticas.

Relato de caso/série de caso: Destina-se a divulgação de relatos e descrições de casos patológicos com justificada razão de publicação (raros, inusitados, inovações terapêuticas, entre outros) envolvendo a área das Ciências da Saúde.

Revisão de literatura: Estudos que representem uma síntese crítica e sistematizada da literatura sobre o conhecimento produzido acerca de um determinado tema. O método utilizado deve ser descrito de forma detalhada, indicando o processo de busca em base de dados, os critérios utilizados para a seleção e a classificação dos estudos primários incluídos.

Artigo original: Destina-se a divulgação de resultados de pesquisas inéditas e permitir reprodução dos métodos citados.

  1. Todos os trabalhos serão na modalidade resumo simples em Papel A4, versão Word, Espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm e ARIAL 12, com no máximo 1 lauda.
  2. O resumo deverá ser estruturado de acordo com os campos específicos a seguir: Título – objetivo, conciso e informativo. O título deve ser escrito com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter no máximo 12 palavras. Autores – informar nome completo, filiação institucional e e-mail. Máximo de 05 (cinco) autores sendo 01 (um) o professor orientador. Usar Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): inserir até cinco descritores, separados por ponto. Resumo – deverá conter no máximo 500 palavras, que deverá contar com introdução, objetivo, método, resultados e conclusão/considerações finais (seguindo modelo).
  3. Ressalva-se que somente serão aceitos para avaliação trabalhos com redação e ortografia adequadas e que cumprirem as instruções de Antes do envio de seu resumo, sugerimos que seja feita uma revisão detalhada do texto submetido para avaliação, uma vez que não será permitida alteração posterior.
  • Anais: Os resumos aceitos serão publicados em anais com ISBN no site da instituição.

6. FORMATO DE APRESENTAÇÃO

  1. Os resumos aprovados irão receber o parecer final no endereço eletrônico do autor do resumo até dia 25 de maio de 2020. Independentemente do resultado (deferido/indeferido) não caberá recursos.
  2. Apenas os trabalhos deferidos irão sair em anais e publicados na página oficial da instituição realizadora do evento. Os estudos estarão aptos a serem apresentados na modalidade oral no Google Meet e receberão considerações dos avaliadores convidados pela instituição.
  3. A apresentação deve ser no modelo slide do evento e enviada através do sistema UNIGRANDE no mesmo link de inscrição até o dia 26.05.2020.
  4. Cada apresentação terá o tempo máximo de 10 minutos de fala do autor, recebendo em seguida as considerações dos avaliadores. As apresentações terão a participação como ouvinte dos inscritos no congresso por meio do Google Meet, em que todos os microfones deverão permanecer desligados para apreciação da apresentação, não podendo haver interferência dos ouvintes.
  5. Os resumos aprovados deverão seguir o modelo no formato pdf e serão expostos na sala de reunião aberta pelos avaliadores através do Google Meet no dia determinado pela comissão organizadora, apresentados em PDF. O link da reunião será disponibilizado até o dia 27 de maio no site da instituição.
  6. O autor deve permanecer online na reunião no horário determinado no e-mail, com seu microfone desligado, aguardando os avaliadores solicitarem o início da sua apresentação.

7. PREMIAÇÃO

Serão outorgados certificados de menção honrosa ao(s) autor (res) dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas apresentações.

Para fins de classificação a nota final do trabalho será calculada pela média da nota do resumo e a nota da apresentação. Em caso de empate utilizar-se-ão os seguintes critérios na ordem:

  1. Maior nota do resumo (trabalho escrito)
  2. Maior nota de apresentação

 

Fortaleza,  13 de maio de 2020.

 

Profa. Dra. Alice Maria Correia Pequeno

Coordenadora da Comissão Científica do Evento

Profa. Me. Ana Ofélia Portela Lima

Coordenadora Adjunta da Comissão Científica do Evento

Profa. Me. Francisca Andrea Marques Albuquerque

Coordenadora do Curso de Enfermagem

Profa. Dra. Caren Nádia Soares

Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem

 

compartilhe