A revista Voz do Campus é uma publicação jornalística e institucional do Centro Universitário UNIGRANDE. Um espaço onde é divulgado tudo o que acontece no campus e sua representação para a comunidade acadêmica.

Em sua 16ª edição, a publicação tem como tema central a “Educação Financeira e as Vantagens do Planejamento Pessoal”. O periódico apresenta ainda uma reportagem sobre o setor de Educação Física, sua reinvenção e adaptação aos novos desafios diante da crise de saúde pública provocada pelo novo coronavírus.

O artigo de Capa: Como Planejar e Organizar seu Dinheiro, de autoria dos mestres Ricardo Coimbra (Presidente do Corecon) e Francisco Alves (professor do curso de Administração do Unigrande), dialoga sobre conhecimento financeiro.

A 16ª edição ainda tem como destaque o coordenador do curso de Direito do Unigrande, professor Márcio Benício, mestre em Direito Constitucional, grande defensor da “justiça como finalidade existencial do direito” e da educação como um dos principais fatores contributivos para a construção de uma sociedade mais justa e harmônica.

Editorial

As transformações sociais, econômicas e tecnológicas que ocorreram na última década têm sido responsáveis por diversas mudanças no comportamento da população. As pessoas passaram a lidar com informações que influenciaram suas relações sociais e escolhas, mudanças que evidenciaram uma inclinação maior do consumo. No entanto, com a chegada da crise econômica, muitos acabaram percebendo que não tinham renda suficiente para pagar todas as contas, o que gerou a necessidade de reavaliar as finanças e a realização de planos e metas.

Para um melhor planejamento sobre finanças e as ações a serem executadas é importante, e necessário, algum conhecimento sobre planejamento financeiro, pois a partir da compreensão de como planejar seus investimentos e recursos os indivíduos podem tomar decisões mais racionais e com melhor gerenciamento dos recursos disponíveis.

Com formação e orientações claras, os indivíduos adquirem as competências necessárias para se tornarem informados dos cenários e dos riscos associados a cada forma de planejar suas ações. O domínio sobre como melhor organizar as finanças é extremamente importante na tomada de decisões e no planejamento para que as ações possam ser tomadas com segurança.

Educação financeira é um tema pouco familiar, no entanto de grande importância e fundamental para o fortalecimento da cidadania. É um processo que tem como objetivo definir metas e objetivos. Lidar com dinheiro e tomadas de decisões que possam apresentar prejuízos exige conhecimento, disciplina e comprometimento de modo consistente.

A matéria de Capa da 16ª edição da revista Voz do Campus apresenta uma temática importante para a cultura de organização pessoal, familiar e empresarial: a Organização Financeira. O objetivo é contribuir para que as pessoas não sejam impulsivas no uso de seus recursos financeiros e, ao mesmo tempo, despertar uma consciência crítica em relação ao consumismo exagerado e ao imediatismo.

A nova edição da revista Voz do Campus já está disponível para acesso. Clique aqui.