A revista Voz do Campus é uma publicação jornalística e institucional do Centro Universitário Unigrande. Um espaço onde é divulgado tudo o que acontece no campus e sua representação para a comunidade acadêmica.

Em sua 15ª edição, a publicação destaca a importância do uso da tecnologia e as ferramentas de videoconferência como instrumentos de aprendizagem. O periódico apresenta ainda uma entrevista com a reitora do Centro Universitário Unigrande, Professora Me. Cristiane Maria Oliveira Mendonça, que conversa sobre os desafios a serem enfrentados pela instituição – durante e depois da pandemia de coronavírus.

A enfermeira Thays Oliveira, residente em Terapia Intensiva no Hospital Walter Cantídio e ex-aluna do Unigrande, relata sua experiência na assistência aos pacientes infectados com a Covid-19. O artigo “Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior“, que tem como autores José Liberato Barrozo Filho, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Wagner Bandeira Andriola (Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid), faz uma análise sobre a importância do PROUNI como importante Política Pública, de natureza afirmativa e voltada a facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais.

A nova edição da revista Voz do Campus já está disponível para acesso. Clique aqui.

Editorial

A tecnologia como aliada da educação

A pandemia provocada pelo novo coronavirus – Covid-19 –, doença que tem afetado a população do mundo inteiro, impõe à sociedade a obrigação do isolamento social generalizado.

A doença, que ainda não tem vacina e nem medicamentos que possam destruí-la, tem mostrado que o contato ou até mesmo a aproximação entre as pessoas pode ser fatal. Um forte motivo para a Organizações Mundiais de Saúde (OMS) indicar o isolamento como forma de combater a disseminação do vírus, decisão que foi seguida por governantes de todo o mundo. A prioridade é o cuidado com a saúde e a preservação das vidas.

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, no início de janeiro, o país vem adotando várias restrições como forma de prevenção da doença. O maior problema da pandemia é a velocidade da disseminação do vírus, o que provoca uma situação incomum à população. Por esse motivo foram suspensas a realização de grandes eventos, parte do comércio baixou as portas e instituições de ensino precisaram suspender as aulas presenciais.

Por ser uma área importante, pois tem impacto direto na formação do indivíduo e no desenvolvimento da sociedade, o setor de educação precisou se reinventar. Desde então, o Centro Universitário Unigrande passou a utilizar as ferramentas de videoconferência e aulas a distância como aliadas e como forma de estratégias para contornar o problema.

Neste momento singular se faz extremamente importante, e necessário, o uso da tecnologia como forte aliada da educação. As plataformas digitais utilizadas permitiram a manutenção da qualidade das aulas, ao mesmo tempo foi uma forma de romper com os muros das instituições de ensino e ampliar as possibilidades de novas formas de transferir e obter conhecimento.

A história revela que essa pandemia tem ensinado a humanidade a aprender a se reinventar. Nós do Unigrande acreditamos no uso da tecnologia como forte aliada na produção de conhecimento, mas torcemos para essa crise passar o mais rápido possível e termos a oportunidade de retornar à sala de aula, encontrar os amigos e professores de forma segura e tranquila.

Boa leitura!

 

Por Franzé de Sousa

 

TAGS

REVISTA  UNIGRANDE  PUBLICAÇÃO  CORONAVÍRUS  EDUCAÇÃO  TECNOLOGIA

 

compartilhe