Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e o Sebrae anunciaram, nesta terça-feira (9/2), investimentos de R$44 milhões no InovAtiva Brasil para apoiar 15 mil startups brasileiras nos próximos anos. A meta da Sepec e do Sebrae, realizadores do InovAtiva Brasil, é tornar o país um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. Para isso, serão oferecidos, de maneira gratuita, serviços de aceleração, oportunidades de conexão com o mercado, capacitação para empreendedores e iniciativas de desenvolvimento dos ecossistemas regionais.

“Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina e, agora, queremos que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação”, explica o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa. “Em 2021, vamos ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país. Nós, do Ministério da Economia, temos como meta atender 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.”

Para isso, o InovAtiva Brasil lançou, nesta terça-feira, o programa Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil, que tem a finalidade de atender mil projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação. A iniciativa, realizada pela Sepec, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), conectará esses empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo Brasil.

O Ideiaz é o primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva Brasil. Até o final do ano, serão lançados outros pilotos, também com o apoio do InovAtiva Brasil. Segundo Carlos Da Costa, a intenção é que a metodologia possa ser replicada localmente em diversos ecossistemas brasileiros de inovação.

“O ‘Powered By InovAtiva Brasil’ funcionará como uma franquia, proporcionando guias metodológicos, conceitos, marca, enfim, todo um know-how para que estados e municípios brasileiros possam desenvolver programas, eventos, capacitações e outras iniciativas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador”, explica o secretário especial.

Como destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o “Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil” atenderá em todo o Brasil projetos de pequenos negócios inovadores. “Por meio deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil

As incubadoras e aceleradoras participantes do “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil” apoiarão o processo de desenvolvimento de negócios que ainda estão em fase de ideação por meio de atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

“O programa Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial”, afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya Albuquerque Neto. “É um programa nacional de grande escala que vai atender a todas as regiões do país.”

InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil realiza um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em 2021, o InovAtiva Brasil oferecerá, entre outras iniciativas, o InovAtiva Conecta, que promove a conexão de startups com investidores e grandes empresas; o InovAtiva Academy, com conteúdos exclusivos de capacitação para empreendedores; e o “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil”, que apoia negócios em estágio de ideação.

Os programas InovAtiva e InovAtiva de Impacto Socioambiental seguirão acelerando startups brasileiras. Eles contam com uma rede de mais de mil mentores voluntários, entre executivos e empreendedores experientes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens, Vale, Natura e Embraer. De 2013 a 2020, mais de 2,3 mil empreendimentos já foram acelerados.

Em 2020, o Programa Inovativa foi eleito, pelo segundo ano seguido, o principal fomentador do ecossistema de inovação do país pelo Ranking 100 Open Startups, plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. Em 2017, foi considerado como modelo de política de inovação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Acesse AQUI o edital da Chamada e confira todos os detalhes. 

Fonte: Ministério da Economia

compartilhe