Em comemoração ao dia internacional da Enfermagem (12/05), quando comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820, o  Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande realiza a  XV Semana da Enfermagem. Um evento tradicional que homenageia os diversos profissionais da saúde que estão na linha de frente para cuidar de outras pessoas durante uma internação hospitalar ou no período de tratamento de alguma doença.

Importante lembrar que os profissionais da saúde assumem algumas das tarefas mais difíceis com a saúde da população, abrindo mão do convívio familiar, trabalhando dia e noite, colocando a própria vida em risco – muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental muito pesada –  e oferecendo conforto nos momentos mais complicados da vida de quem está com a saúde debilitada.

A XV Semana da Enfermagem é, além de um evento que tem como objetivo agregar conhecimento, uma oportunidade para refletir sobre a importância desses e de tantos outros trabalhadores envolvidos no cuidado em saúde, que dedicam suas vidas prestando assistência a quem precisa.

Dia da Enfermagem

Comemorado mundialmente no dia 12 de maio, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, é uma homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Ao mesmo tempo, a coordenação do evento torna público Edital de  Seleção de Monitoria, Edital de submissão de trabalhos científicos e a Gincana da Semana da Enfermagem e estabelece normas relativas a participação de alunos regularmente matriculados no Unigrande e da comunidade externa na qualidade de participante e/ou relator de trabalhos científicos.

Programação

Coordenação

Francisca Andréa Marques de Albuquerque

Mestre em Ensino na Saúde – UECE
Especialista em Saúde da Família – UFC
Especialista em Enfermagem do Trabalho – UECE
Especialista em Estomaterapia – SOBEST
Capacitação em laserterapia
Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Graduação em Enfermagem – UNIGRANDE.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GRUPESC
Coordenadora do grupo de extensão universitária – GENAC.

 

 

Por Franzé de Sousa

 

compartilhe