Semana do Empreendedor 2021- Mercado Financeiro e as novas opções para empreender

O mercado financeiro vem passando por diversas mudanças, e o “boom” das Fintechs vem revolucionando e permitindo de uma forma muito rápida a inserção dos pequenos empreendedores.

Essa revolução tecnológica no mercado financeiro também afeta o empreendedorismo, facilitando e diversificando as formas de obtenção de crédito, e ainda, democratizando o uso de ferramentas financeiras, que por muito tempo estavam restritas à média e grandes empresas.

Pensando nisso, o Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande –  apresenta a 4ª Edição da Semana do Empreendedor, evento que será marcado por diversas ações educacionais e gratuitas com o objetivo de disseminar a educação financeira. Durante o encontro serão apresentadas palestras com temas que tratam, de forma esclarecedora e reflexiva, as várias opções de investimentos disponíveis no mercado e como esse cenário pode induzir o empreendedorismo.

Realizada anualmente, com o propósito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, a Semana do Empreendedorismo Unigrande envolve alunos, professores e representantes de instituições públicas. Em sua programação a atividade será marcado por diversas ações educacionais, gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira; esclarecer e conectar os alunos que tenham interesse em organizar seu próprio negócio.

 

Programação do evento

DIA 30/03/2021 – Noite

18:45 hs –  Solenidade de Abertura (mesa de autoridades e execução do hino nacional)

19:10 hs – Palestra magna: “Mercado financeiro e as mudanças promovidas pela introdução do PIX e Open Bank” – Sr. Ricardo Coimbra – Presidente do Corecon/CE.

                  – Debatedor: Prof. Paulo Barbosa

 20:10 hs – Intervalo

20:30 hs – Palestra: “O uso do Blockchain e das Criptomoedas para a inovação Social” (Alan Kardec – Moeda Seeds)

                 – Debatedor: Prof. Antenor Teixeira e Profa. Roseanne Pimentel

21:30 hs – Encerramento

DIA 31/03/2021 – Noite

19:00 hs – Palestra: “Alternativas de crédito para Micro e Pequenas empresas” – Silvio Moreira – Sebrae/CE.

                  – Debatedor: Prof. Francisco Alves e Profa. Nádia Guedes

20:10 hs – Intervalo

20:30 hs – Palestra de encerramento: “Investimento Anjo e aceleração de empresas” – Marcelo – Meteora.

                 – Debatedor: Profa. Cristiane Mendonça

21:30 hs – Encerramento

  • Período de realização: 30 e 31 de março (noite)

 

Participe! Faça sua inscrição

 

O que é empreendedorismo?


Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.

A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.

O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil é de 38% (2018). São 52 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio.

A pesquisa também mostra que, comparado com os países do BRICS, o Brasil apresenta a maior taxa. A China é o segundo colocado na listagem, com 26,7%.  Diante dos outros 49 países listados em todo levantamento, o Brasil segue bem posicionado.

TAGS

EMPREENDER  NEGÓCIOS  MERCADO  PALESTRAS EVENTOS  AÇÕES EDUCACIONAIS

 

 

compartilhe