A Revolução 4.0 ultrapassou os limites da tecnologia e fez o mundo ingressar em uma nova realidade econômica e social, cheia de desafios para as empresas e as pessoas. Nos próximos anos, a Revolução 4.0 obrigará os governos e as empresas a se abrirem para o mundo, ficarem mais próximos de seus consumidores, prepararem-se para uma nova economia de capital intensivo e resolverem os problemas que surgirão com a substituição de milhões de empregos pelas máquinas.

A inovação e a tecnologia são capazes de colocar uma empresa na frente de seus concorrentes, e podem também influenciar uma mudança em toda a cadeia de produção de um segmento. Grandes desafios são apresentados aos empresários, em mundo pós-pandemia e na eminência de uma grande guerra de proporções mundiais.

Nesse sentido, é preciso compreender a inovação e a tecnologia, enquanto fatores condicionantes para as empresas criarem, manterem e prosperarem em mercados cada vez mais mutáveis, ou seja, o mercado do Mundo 4.0, assim como perceber as mudanças que uma crise de proporções mundiais pode trazer de problemas e oportunidades para quem empreende.

Pensando nisso, o Unigrande, por meio dos cursos de Administração e Ciência da Computação, em conjunto, irá promover a Semana do Empreendedorismo e a Feira Tecnológica, com palestras, minicursos e workshops, que de forma esclarecedora e reflexiva, apresentarão as oportunidades e os desafios que os empreendedores possuem na atual conjuntura econômica no Brasil e no mundo dos negócios em constantes mudanças.

PROGRAMAÇÃO

  1. Dia 29/03/2022
  • 19:00 Solenidade de Abertura: Prof. Paulo Barbosa e Prof Hitalo Nascimento;
  • 19:10 Palestra: O Mundo dos Negócios: os desdobramentos econômicos da atual crise mundial com Profa. Dra. Silvana Parente (Presidenta do CORECON-CE)
  • 20:10 Intervalo
  • 20:20 Palestra: Intercâmbio entre Empresas Brasileiras e Estrangeiras no Setor de Tecnologia com Empresário Edgy Paiva (Diretor da Wipro.
  • 21:10 Palestra: Processos Inovadores na Indústria 4.0. Fábio Braga (Head do Hub de Inovação do IEL-CE).
  • 20:20 Palestra Online: Qual a Importância Real de Testes Unitários e como Escrevê-Los em Elixir com Allef Gomes de Almeida Alves (Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de Fortaleza)
  • 21:10 Palestra Online: A clusterização e sua importância para a publicidade com Gabriel Cavalcante de Moura Sousa (Aluno do Curso de Ciência da Computação do Unigrande)

      2. Dia 30/03/2022

  • 18:30 Palestra: Ciência de Dados. Por onde começar e onde me encaixo? Julio Peixoto da Silva Junior (ENEL-CE)
  • 19:30 Palestra: Os desdobramentos internacionais no mundo dos negócios com a nova crise do petróleo. Prof. Ms. Francisco Alves (Prof. do Unigrande)- –
  • 19:30 Palestra: Um desafio chamado LGPD Carlos Alberto Sousa do Nascimento (Data Protection Officer – Grupo Anjo da Guarda).
  • 19:30 Palestra Online: Ambientes de Empreendedorismo e Inovação em Fortaleza – O case do Unigrande. Profa. Ms. Roseanne Pimentel (Unigrande)
  • 20:20 Intervalo
  • 20:30 Palestra: Lei geral de proteção de dados no RH do ISSGH com Antony Sousa de Oliveira
  • 20:30 Palestra Online: Ambientes de Empreendedorismo e Inovação em Fortaleza – O case da UECE com Ms. Mariana Antenor (UECE)
  • 21:10 Palestra Online: Ambientes de Empreendedorismo e Inovação em Fortaleza – O case do NINAHUB com Ms. Martonio Mendes (Community Manager NINA Hub)

PALESTRANTES

Silvana Parente

Doutora em Economia pela Universidade de Madrid. Mestre em Economia Rural pela UFC. Especialista em desenvolvimento urbano e regional pelo MIT-USA e Especialista em microfinanças pela Universidade de Harvard. Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon – CE), Diretora de Economia Popular e Solidária da
ADECE-CE e coordenadora do Programa Ceará Credi.

 

 

Fábio Braga

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo IFCE. Analista de inovação, lotado no IEL Ceará. Head do Hub de Inovação do IEL, mentor de startups atuando no Projeto Ambientes de Empreendedorismo. Idealizador da empresa Lavoro Efficace, criada para apoiar empreendedores na aceleração de ideias, formatando pequenos negócios para o mercado.

 

 

Allef Gomes de Almeida

Analista de Sistemas na Prefeitura de Fortaleza. Trabalha com foco em desenvolvimento de softwares nas linguagens Ruby, Elixir e JavaScript. Possui experiência em banco de dados, tais como Oracle, PostgreSql, Redis e MongoDB.

 

Martonio Mendes

Advogado, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias para a Inovação (IFCE), Especialista em Direito Constitucional.
Atua com gestão de comunidades, realizando articulações estratégicas para o desenvolvimento de startups, geração de conexões, parcerias e produção de conteúdos relacionados ao
empreendedorismo e inovação. Atuante no Rapadura Valley, voluntário do Startup Weekend Fortaleza e Programa Corredores Digitais, Embaixador do CASE 2021.

 

 

Mariana Antenor
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Especialista em Gestão de Projetos e Graduada em Administração de Empresas.
Atualmente é Gerente de Apoio ao Desenvolvimento do Empreendedor da INCUBAUECE. É articuladora e mentora do Programa Corredores Digitais da SECITECE inovação. Atuante no Rapadura Valley, voluntário do Startup Weekend Fortaleza e Programa Corredores Digitais, Embaixador do CASE 2021.

 

 

 

Edgy Paiva
Graduado em Informática pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Iniciou sua carreira como como Especialista de Sistemas e Produtos na IBM Brasil, e em seguida, foi um dos fundadores da IVIA, empresa de Tecnologia da Informação premiada como uma das Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW) em
TI&Telecom do Brasil por mais de dez anos consecutivos. A IVIA foi adquirida 2020 pela empresa Indiana Wipro. Como hobby, Edgy Paiva é Maratonista, Ironman e Ultra maratonista, tendo realizado provas em diversos Países do mundo. Também realiza uma ação social como conselheiro de uma entidade que cuida de crianças cardiopatas.

 

 

Francisco Alves

Graduado em Ciências Econômicas pela Unifor, Pós-graduado em Economia de Empresas, Pós-graduado em Comércio Exterior, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Mestre em Administração de Empresas, Doutorando em Administração de Empresas e acadêmico de Direito. Ex Diretor Administrativo e Financeiro de uma empresa de transportes aéreos (23 anos). Foi Coordenador do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza – IESF, durante 06 (seis) anos. Foi coordenador do MBA em Desenvolvimento Empresarial do Instituto de Ensino Superior de Fortaleza – IESF, durante 06 (seis) anos. Ex Coordenador dos Cursos de Administração, Logística e Sequenciais da Unigrande – Centro Universitário. É Professor do Ensino Superior há 16 anos, e professor do UniGrande – Centro Universitário.
Tem experiências nas áreas de Economia, Administração de Empresas, Negócios Internacionais, Comércio Internacional, Comércio Exterior, Logística, Economia e Desenvolvimento Regional, Marketing, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. Curso de Aperfeiçoamento em Energy Within Environmental Constraints – Energia Dentro de Restrições Ambientais) – Havard University USA. É Sócio – Proprietário da Menfis Consultoria Empresarial, Sócio do Conexão Cursos e Treinamentos, palestrante e escritor.

Roseanne Pimentel

Certificação Internacional CBPP (2017). Possui Mestrado em Administração de Empresas – Universidade San Lorenzo (2015), Pós – Graduação em Gestão Estratégica de Processos
BPM (Business Process Management) Unifor (2017), MBA Ciências Administrativas Stella Maris 2016, Especialização em Auditoria, UFC (2009). Atualmente é professora do Centro Universitário Unigrande, Gestora de Inovação. Consultora em Gestão Empresarial.

 

 

Júlio Peixoto da Silva Júnior

Doutorando em Engenharia de Teleinformática, Mestre em Engenharia de Teleinformática e Engenheiro de Computação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente Doutorando em Engenharia de Teleinformática na área de Sinais e Sistemas. Também graduado em Tecnologia em Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará.
Profissional na área de automação atuando no setor industrial, predial, recursos hídricos e desenvolvimento de soluções em automação e desenvolvimento de softwares, inteligência
artificial e Firmwares.

 

Gabriel Cavalcante de Moura Sousa

Técnico em processamento de dados, na empresa Araripe Supermercado, e graduando do Curso de Ciência da Computação do Unigrande. Possui experiência em desenvolvimento na linguagem C# e em sistemas gerenciadores de banco de dados, tais como PostgreSQL e Firebird.

 

 

Carlos Alberto Sousa do Nascimento

Data Protection Officer, no Grupo Anjo da Guarda. Possui experiência em Gestão de Projetos de TI relacionados à segurança da informação, padrões de segurança, análise de riscos e vulnerabilidades, privacidade e proteção de dados.

 

 

Antony Sousa de Oliveira

Analista de recrutamento e seleção no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), e graduando do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unigrande.

 

 

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas por meio do link http://unigrande.edu.br/eventos-inscricao-nas-atividades/

CERTIFICADO (Alunos)

Os certificados devem ser gerados e disponibilizados por meio do site UNIGRANDE.
Os alunos receberão certificados de participação por atividade realizada, sendo computada 2 (duas) horas quando a atividade for realizada de forma online e 5 (cinco) horas quando a atividade for realizada de forma presencial.

CERTIFICADO (Palestrantes)

Os palestrantes receberão certificado impresso quando o evento ocorrer no UNIGRANDE e digital, quando o evento for realizado por meio de plataforma digital (ZOOM).

compartilhe