O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. A data tem como objetivo principal conscientizar as populações a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.

A finalidade é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

É importante destacar que muitos recursos naturais, essenciais para a sobrevivência da espécie humana, se não forem preservados, se esgotarão, como a água potável. Entre as principais causas da diminuição da água potável podemos destacar a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura e o desperdício.

A Constituição Brasileira de 1988 traz em seu artigo 225 que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”

Assim, é papel não apenas do Poder Público, mas de toda a população trabalhar em prol do bem comum por meio da preservação do meio ambiente e isso se faz desde pequenas ações, como descartar o lixo em local adequado.

Fonte Agência Brasil / Gov. Federal

 

TAGS

MEIO AMBIENTE   SAÚDE

compartilhe