Nesta terça-feira, 19 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciará mais uma série de seminários on-line sobre estudos e pesquisas em políticas educacionais. Durante os eventos virtuais, serão apresentados e debatidos os volumes 5 e 6 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Os seminários terão as participações dos autores dos artigos e serão transmitidos no canal do Inep no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília).

A abertura terá a presença do presidente do Inep, Danilo Dupas, do diretor de Estudos Educacionais do Instituto, Luís Filipe Grochocki, e do coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais, Gustavo Moraes. Ao todo, serão oito encontros semanais, sempre às 10h das terças-feiras, até o dia 7 de junho. Na programação, estão previstas as apresentações de 15 estudos que serão debatidos a partir das perspectivas apresentadas pelos autores.

O debate desta terça-feira (19) será sobre as 36 estratégias da meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a melhoria da qualidade da educação básica. O estudo analisa o conjunto de estratégias dessa meta, considerando aspectos relacionados à sua composição e características, bem como ao processo de elaboração do PNE. Examina também a execução de estratégias relacionadas à aprendizagem, à avaliação educacional e aos Planos de Ações Articuladas (PAR).

No debate, também serão analisados aspectos do ensino médio noturno e acesso à educação básica, conforme estabelece a estratégia 3.11 do PNE. Nesse caso, são utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), todos realizados pelo Inep. A apresentação dos temas será feita pelos pesquisadores Alvana Maria Bof e Robson dos Santos.

Seminários – Nos encontros virtuais, serão abordadas as estratégias do PNE e as metodologias de cálculo dos indicadores que darão consequência à implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mecanismo legal de financiamento essencial ao cumprimento das metas e dos objetivos do plano.

Clique aqui e  confira a programação completa da série Pesquisa Inep

Fonte Assessoria de Comunicação Social do Inep

compartilhe