Professores e alunos do Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande estarão presentes na 1ª Copa Fest de ginástica rítmica que acontecerá no Centro de Formação Olímpica do Ceará. O evento social e esportivo tem como objetivo projetar a Ginástica Rítmica (GR) como esporte de participação, educação e rendimento, além de incentivar o envolvimento de meninas e adolescentes entre 3 e 17 anos em situação de vulnerabilidade para que possam participar em festivais e competições de ginásticas. A Copa vai integrar o calendário anual de eventos e conta com diversos participantes dessa modalidade esportiva.

A Ginástica rítmica é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música.  Também conhecida como ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita e são realizados sempre sobre um tablado.

Barbara Palomares, professora do Unigrande e diretora do Instituto Barbara Palomares, instituição que é referência em Fortaleza e tem como objetivo principal acompanhar crianças e jovens desde cedo durante a sua trajetória na arte e  trabalhar no desenvolvimento da ginástica rítmica, explica que Fortaleza tem mais de 2 mil praticantes dessa modalidade esportiva. Para ela, apesar de o cenário do mercado esportivo de patrocínio por parte de empresas públicas e privadas apresentar retração, colocando em xeque a manutenção de diversas entidades e eventos esportivos, o Copa Fest visa fortalecer a atuação da mulher no esporte e na sociedade.

Também vão participar as escolas: IBP, Gymlife, Maestria, GRRYSC, Escola Ballet Nocturno, Ballet Juliana  Teixeira, Projeto Estação da Luz, Colégio 7 de setembro e outros. O evento é apoiado por: FIEC/SESI, Federação Cearense das Ginásticas, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Instituto Dragão do Mas, Câmara dos Vereadores, Governo do Estado do Ceará e CREF5.

A disputa será realizada nos dias 1 e 2 de abril, no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza – CFO.

I Copa Fest Ceará 2022
Data e hora: 01 e 02/04/2022
Horários: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 – 18:00 às 21:00
Local: Centro de Formação Olímpica – CFO

Centro de Formação Olímpica do Ceará

Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFOP)

Finalizado em 2014 e entregue oficialmente em julho de 2018, o Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFOP) está localizado ao lado da Arena Castelão, na Avenida Alberto Craveiro. O equipamento faz parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil.

A construção tem uma área total de 85.922,12m², abrigando 26 modalidades olímpicas e paralímpicas. Em sua estrutura, comporta o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil, sendo de multiuso com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.

Além disso, em sua estrutura possui ainda piscinas (olímpicas e de salto ornamental), campo de futebol, pistas de atletismo, BMX “bicicross” e skate, espaço com toda a aparelhagem para a ginástica olímpica, pista metálica de esgrima, áreas para lutas (boxe, luta olímpica, judô e etc.), quadras de vôlei de praia, tênis de saibro e de mesa. O Centro conta também com hotel, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas e heliponto para duas aeronaves.

Por Franzé de Sousa