Com o tema Reinventar para Salvar: Inovações e Conexões, o Centro Universitário Unigrande realizou, de 06 a 08 de outubro, a XIX Semana Acadêmica.
O evento, que foi transmitido pela internet – para não provocar aglomerações e para que se respeite o distanciamento social – e acompanhado por mais de 3 mil pessoas, contou com apresentação de palestras e atividades que permitiram a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
O objetivo foi estabelecer momentos de discussão e reflexão entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral sobre os desafios da educação e o uso da tecnologia como forma de transferência de conhecimento no contexto da pandemia do coronavírus e de isolamento social.
Além das palestras ligadas as áreas de saúde, educação, biotecnologia, empreendedorismo, tecnologia e do direito, os participantes puderam desfrutar de um bate-papo animado e didático com Debora Reis – conhecida no mundo Geek como Débora Black e apresentadora de vários eventos de Harry Potter e no mundo da magia – que fez um comparativo entre as escolas de magia do Mundo Potter e a vida real e, a o mesmo tempo, dialogou sobre a importância de cada um para consigo mesmo e para com a sociedade.
“Assim como no universo Harry Potter, onde cada casa tem seus valores (a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é dividida em quatro Casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. O aluno que entra na casa é escolhido pelo chapéu seletor, o mesmo leva em consideração características emocionais e intelectuais do determinado bruxo. Também poderá ser levado em consideração o desejo do próprio aluno) existe formas diferentes de vermos o mundo. Portanto, é difícil fazer escolhas, mas quando conseguimos, nos sentimos contemplados e satisfeitos pelo fato de estarmos servindo a nós mesmos e a sociedade. A universidade tem uma importância muito grande nessa tomada de decisão, pois os professores nos ajudam muito. Além disso, o que aprendemos nessas instituições levamos para a vida toda”, explicou a palestrante.

Ao relacionar o tema apresentado com o apoio do educador no momento das escolhas e do caminho a seguir na vida profissional, o professor Marcio Benício coordenador do curso de Direito do Unigrande compartilha das mesmas ideias da palestrante e destaca ainda que o “CHAPÉU SELETOR (de Hogwarts) pode ser considerado o guia; apesar de o professor poder sugerir um caminho para o aluno as escolhas são sempre nossas, mas ele pode ser é guia importante. A diferença entre prof. e aluno é que o aluno aprende agora o que o prof. aprendeu antes”.
Para concluir as atividades do último dia, a organização apresentou o Show de Talentos, uma atividade que teve como ideia incentivar alunos e professores a apresentarem ações culturais como dança, músicas e poesias.
Por Franzé de Sousa