Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: Defender Vidas, Afirmar as Ciências é a proposta do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Conice

complexidade do tempo presente vem acompanhada de um mal estar civilizatório sem precedentes, abarcando questões éticas, morais, políticas, sociais, econômicas, culturais e, com grande visibilidade midiática, dilemas relacionados à saúde do planeta e à sobrevivência das múltiplas manifestações de vidas que o habitam. Trata-se de um conjunto de problemas relacionados à experiência coletiva que envolve a sociedade contemporânea, com efeitos destrutivos nas Culturas, nas Ciências, na Educação, na Saúde, no Esporte e no Lazer.

Defender Vidas e Afirmar as Ciências constituem exigências do tempo presente, tempo em que ações de ensino, de pesquisa e de extensão necessitam estar plenamente comprometidas com a preservação da Vida.

Significa garantir a produção e o compartilhamento de conhecimentos nas diferentes áreas em que os saberes se propagam sem limites, senão aqueles eticamente estabelecidos pela comunidade científica. Ao mesmo tempo, significa pensar a Educação Física, o Esporte e o Lazer como integrados e articulados às preocupações da humanidade em relação ao ambiente e como articuladores de direitos sociais, coletivos e individuais.

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, com 43 anos de produção do conhecimento e socialização científica, acumula experiência histórica, política e tradição de luta democrática que o credenciam a agir com responsabilidade e a estimular a curiosidade epistemológica da comunidade da área de conhecimento Educação Física sobre o presente e o futuro próximo e imediato. O CBCE está desafiado, mais uma vez, a propor ideias e ações para superar as circunstâncias que põem em risco os modos e as formas de viver e a própria ideia de civilização.

Assim, em setembro de 2021, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte reunirá em suas instâncias e sua comunidade de pesquisadores, pesquisadoras, professores e professoras e estudantes de todas as áreas da Educação Física para, no XXII CONGRESSO BRASILERIO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONBRACE) e IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONICE), apresentar, discutir e propor encaminhamentos político-pedagógicos e científicos que enfrentem os dilemas do tempo presente e contribuam para a criação permanente de um mundo em que todas as vidas importam, no qual as ciências sejam afirmadas como estruturantes da diversidade social que nos constitui como humanidade.

Contato

Diretoria Nacional

Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre – RS | Email: cbcedn@gmail.com

Horário de atendimento: Segundas, terças, quartas e quintas das 08h30 às 12h e 13h às 17h

 

compartilhe